Fatores para observar:
· Hábitos alimentares: consumo mais frequente de alimentos industrializados, com alto teor calórico às custas de gordura saturada e colesterol.
· Sedentarismo: não fazer atividades físicas durante a semana, ficar sentado o dia todo
· Fatores genéticos: a obesidade pode ser um fator genético, dependendo do histórico da família e do metabolismo da pessoa
· Problemas emocionais: problemas emocionais como depressão, podem levar a pessoa a comer em excesso
· Maturação sexual: principalmente no caso das meninas, a maturação sexual precoce relaciona-se com o aumento de estatura e peso, desenvolvimento muscular e aumento dos depósitos de gordura.
Se você ou alguém que você conhece passa por algum desses acontecimentos descritos o tópico e acha que está com sobrepeso ou obeso, existem algumas formas de tirar essa dúvida.
Cálculo do IMC: O IMC (Índice de Massa Corporal) é um cálculo simplificado para definir se seu peso está dentro do recomendado para sua altura. Ele pode ser feito em casa por qualquer pessoa, somente dividindo o peso pela altura ao quadrado. O número do resultado representa em qual grau da classificação a pessoa está:
Exemplo: digamos que a pessoa tenha 1,6 m de altura e pese 70 kg. Seu IMC seria calculado da seguinte maneira:
IMC = 70 kg/(1,6m)²
Apesar de ser uma opção fácil e acessível para todos, o IMC não é a melhor forma de definir se alguém está acima do peso ou não. Isso porque ele é uma conta básica e simplificada, não levando em conta diversos aspectos importantes. Por isso, é sempre importante ter acompanhamento médico como da área da endocrinologia ou da nutrição.
Consultar um especialista:
A melhor forma então de descobrir se está obeso ou com sobrepeso é em consulta com um especialista, através de diferentes exames orientados por ele. Só ele vai poder te orientar para a melhor forma de mudar a sua situação.
Veja mais sobre a obesidade:
Venha conhecer o Hospital Enter:
Realizamos procedimentos de cirurgia bariátrica e balão intragástrico. Entre em contato conosco e cuide da sua saúde para iniciar uma vida com mais qualidade
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/enterhospital/
Facebook: https://www.facebook.com/enterhospital
Comments